Os Sistemas de Gestão Ambiental das Empresas são essenciais para otimização da produção industrial, da produção mais limpa, além da preservação ambiental. 
O sistema procura inserir nas empresas uma cultura de princípios de gestão ambiental, que além de otimizar a produção e diminuir gasto a médio-longo prazo, contribuem para livrar as empresas de passivos ambientais, infrações e, conseqüentemente, de prejuízos financeiros de proporções cada vez maiores devido à atual legislação ambiental, bastante necessária e restritiva.

Certificação

Para prevenir os impactos ambientais, o ideal é inserir na empresa uma gestão ambiental eficaz no processo produtivo da empresa. Esta gestão pode ser feita via auditorias, visando a certificação ISO 14000, ou mesmo, uma gestão interna, que não necessariamente vise esta certificação. A Meta Ambiental pode proporcionar aos seus clientes a adequação ambiental visando a certificação ou simplesmente a este estudo para uma boa gestão ambiental interna.

Recuperação de Áreas Degradadas

Temos trabalhado na área ambiental, aplicando e desenvolvendo tecnologias na recuperação de áreas degradadas, que tornam possível em espaços de tempo pequenos, o retorno da área impactada a um estágio de desenvolvimento, que se deixássemos aos processos naturais, levaria anos para ser alcançado.

Arbotec Ambiental realiza projetos de viveiro e toda a sua implantação. Os viveiros florestais podem ser projetados para produção comercial de plantas ornamentais e de mudas para reflorestamentos de um modo geral. Além disso, podem ser feitos para produção em baixa escala, para realização de jardins de sítios e fazendas, assim como subsídio para atividades de Educação Ambiental em Parques e Unidades de Conservação e para formação profissional.

Planos de Manejo

Plano de Manejo é o instrumento de planejamento oficial de Unidades de Conservação e florestas particulares. O termo "Plano de Manejo" tem sua raiz na expressão "Management Plan", em inglês, que também poderia ser traduzida como Plano de Administração/Gestão.

O Plano de Manejo é um projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação ou área particular, caracterizando cada um de suas zonas propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. Estabelecem, desta forma diretrizes básicas para o manejo dos recursos naturais. Em linhas gerais, ele fornece todas as características naturais da área e orienta as ações a serem tomadas em prol de sua conservação/exploração.

 


 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player